7 maneiras de ganhar dinheiro na internet…sem ser com Bitcoin…rs

Dinheiro na internet? Dá pra ganhar uns trocados…
e também entrar numas furadas!

Mulher na frente de computador

Eu sei, existe um monte de textos por aí dizendo como fazer dinheiro online. Existem vários livros e e-books só pra isso (inclusive baixei alguns). Mas esse não é muito bem um post como os outros. Na verdade é, só que todas as 7 maneiras de ganhar dinheiro que coloco aqui eu mesma testei por meses.

Estou na estrada desde 2015. Quando a viagem começou o Edu, com quem sou casada, já trabalhava como freelancer remotamente, há anos na verdade. Inclusive a ideia de viajar pelo mundo surgiu porque ele poderia trabalhar de qualquer lugar.

Quando eu entrei no meio da história da viagem, eu tinha um emprego fixo e presencial que não teria como manter (obviamente). E então, fui tentando achar várias formas de ganhar dinheiro, porque não dá pra deixar tudo só nas costas de um, né? Então, vamos à 5 formas testadas e comprovadas de gerar um faz-me-rir nesse mundão online.

Mas antes…um aviso!

GIF Atenção
Ei, não tão rápido!!!

Bem, vou explicar cada uma das coisas que fiz e o que valeu ou não. Mas já vou adiantando, não existe nada milagroso para ganhar dinheiro na internet. Dá pra ganhar algum, claro…em alguns casos podem ser atividades para uma renda extra – que você pode ir juntando pra viajar – e outras podem gerar mais grana mesmo.

Mas nada é instantâneo ou fácil. Alguns são trabalhos de corno, outros são mais interessantes, mas tudo vai exigir um investimento de tempo. Não quero desanimar ninguém, só quero passar minha experiência a diante para você não perder tempo como eu perdi em alguns casos…(rs)

Então, no final de tudo vou incluir uns trabalhos que foram FURADA!

1. Fazer pequenas tarefas no site Clickworkers

Esse aqui é um site em que você é pago para fazer trabalho de corno, literalmente. Você se cadastra no site e começa a receber para fazer pequenas tarefas. Essas tarefas podem ser: classificar fotos de roupas, gravar pequenos áudios ou até mesmo ir a um supermercado fotografar produtos.

A grande vantagem é que o pagamento é em EURO! Tem que ter um mínimo para eles te pagarem, mas sempre tem alguma tarefa pra fazer. O site é em inglês, mas é tudo muito fácil e intuitivo. Conforme você vai fazer tarefas, ele disponibiliza uns testes pra você fazer e poder pegar tarefas melhores e que paguem bem.

Dia desses tava lá uma tarefa pra tirar foto de produto em mercado que pagava 15 euros. Eu acho que de todos as maneiras mais simples e rápidas de ganhar um $$$ esse site é o que mais vale a pena. Você faz uma tarefa aqui e acolá e deixa ir juntando, fim do ano você saca.

Claro, tem muita tarefa que paga centavos…pelo menos são centavos de Euro. Eu fiquei por uns meses e tirei um trocado. Depois desisti porque direcionei o meu tempo em outras atividades.

URL: https://www.clickworker.com
Idioma: Inglês
Moeda de Pagamento: Euro

2. Validar anúncios de Google no LionBridge

Esse aqui é mais um trabalho de corno. Tecnicamente, paga melhor que o Clickworker. Mas, é o mesmo trabalho todo santo dia. Basicamente você precisa validar anúncios de Google, aqueles anúncios de texto que as empresas compram.

Você se cadastra, passa por um processo, vão te mandar duzentas mil regras a serem seguidas e então você fica em um período de teste. Se fizer um bom trabalho, você fica fixo com eles.

Eu só fiquei o período de teste mesmo, um mês. Na época fiquei chateada achando que eu era burra de não ter sido aprovada pra ficar de vez, mas depois soube de pessoas que também foram negadas. No fim, eles negam mais que aprovam. Então, se você é detalhista e gosta de trabalho repetitivo – que é bom pra esvaziar a mente – esse daqui é ótimo para você.

Não tem um tempo fixo de trabalho, eles exigem pelo menos 1h por dia, mas você pode fazer mais, e ganhar mais.

URL: https://www.lionbridge.com/pt-br/careers
Idioma: Inglês. Todo o processo é em inglês. Eles iam abrir em português também, mas não fiquei tempo suficiente pra isso.
Moeda de Pagamento: Dólar

3. Fazer testes de usabilidade no uTest

Nesse site você é pago pra fazer teste de usabilidade de sites e aplicativos. É interessante e volta e meia pintam coisas específicas para Brasil. A vantagem é que paga em dólar.

Muitos dos trabalhos exigem smartphone, já que precisa fazer testes em aplicativos e sites móveis. Hoje mesmo recebi e-mail deles me convidando para fazer teste de um aplicativo que era exclusivo para usuários do Brasil e do México. 😉 

URL: https://www.utest.com 
Idioma: Inglês
Moeda de Pagamento: Dólar



4. Criar no WeLancer ou DesignCrowd

Esses são dois sites focados para quem trabalha com criação, tanto redação quanto design gráfico. Neles você vê um monte de “tarefas” onde os clientes pedem nomes de empresas, slogans, criação de logomarca, site, etc.

Daí você faz sua arte, manda e espera pra ver qual o cliente escolhe. É basicamente isso. O valor das tarefas já é especificado e um briefing sempre acompanha cada uma.

O WeLancer é a versão brazuca do DesignCrowd. Consegui ganhar competição nos dois. Mas, é um investimento de tempo, porque você vai fazer muita coisa que não vai ser escolhida. A não ser que você seja uma pessoa já bem F*da na área e consiga acertar de cara o que a pessoa quer…acontece. (rs)

URL: WeLancer // DesignCrowd
Idioma: Português (WeLancer) e Inglês (DesignCrowd)
Moeda de Pagamento: Real e Dólar

5. Oferecer serviço no Workana

Esse site é um agregador de profissionais. Você monta seu perfil, diz o que você faz e coloca seu preço. Daí os clientes colocam lá os serviços/produtos que precisam e você faz uma oferta.

O cliente escolhe a melhor oferta para ele e então o acordo é fechado. O freelancer ganha pontuação e tudo mais.

Consegui fazer virar três clientes por lá, dois que mantenho até hoje, o problema é que quem é novo na plataforma, precisa baixar o preço para conseguir fechar negócio. Depois quando você sobre o preço para algo mais na normalidade, corre o risco de perder o cliente.

É um site que dá pra fazer dinheiro, mas vai exigir bastante dedicação de tempo da sua parte.

URL: https://www.workana.com/
Idioma: Português
Moeda de pagamento: Real

6. Escrever como freela

Se você escreve bem, você pode fazer dinheiro escrevendo textos como freelancer. Os dois maiores sites com essa finalidade hoje em dia são a Rock Content e a Contentools.

Você se cadastra, faz um curso gratuito e tira uma certificação e então está pronto para começar a trabalhar. Na Rock Content você escreve um texto de exemplo sobre o Tema que gostaria de escrever. Se for aprovado, passa a receber tarefas de clientes daquele tema.

Os temas são bem diversificados, dá pra escrever sobre Turismo, Moda, Educação, Carreira até coisas mais específicas como BI e Medicina. Quanto mais técnico e específico o tema, menos concorrência de redatores pelas tarefas e maior pagamento pelos textos. 😉

Na Contentools, você precisa mandar textos de exemplo e dizer em que categorias gostaria de escrever. A variedade é tão grande quanto da Rock, mas aaqui você escolhe 4 categorias, que pode ir mudando depois. Depois disso, seu perfil fica disponível e os clientes procuram e chegam até você. 

Esses dois sites são os que efetivamente me fazem ganhar dinheiro (significativo) na internet. Mas, não é algo para todo mundo. É preciso dedicar tempo, gostar de escrever, de estudar (porque vai rolar muita pesquisa para escrever sobre os mais diversos assuntos) e estar sempre disposto a aprimorar sua escrita.

URL: Rock Content // Contentools
Idioma: Português
Moeda de pagamento: Real

7. Vender fotos

Esse é outra maneira de fazer dinheiro na internet. Não muito, no meu caso. (rs)

Eu me cadastrei em dois sites para vender as fotos da viagem. Nos dois você precisa enviar fotos para que te aprovem como fotógrafo.

Uma vez aprovado, você passa a subir as fotos – dentro de diversos critérios deles – e elas ficam lá para quem quiser comprar e usar. Esses bancos de imagens são muito usados pelo pessoal de Publicidade, então, são as fotos para essa finalidade que vendem mais.

Mas, já tive minhas vendas e cada novo centavo que chega fico super feliz. =)

URL: Shutterstock // Getty Images
Idioma: Português e Inglês
Moeda de pagamento: Dólar

Fuja, Bino, é uma cilada!

GIF É uma cilada Antônio Fagundes

Assédio no Freelancer

Esse aqui é uma mistura de Workana com Clickworkers. Perdi um baita tempo e o único trabalho que consegui foi um indiano que no final das contas queria falar comigo na Webcam e só ficava me dizendo como eu era lindo. No fim, ele nem me passou o trabalho. Desisti desse site e achei ó…uma bosta!

Responder pesquisas

Eu me cadastrei em uns 689870 sites para responder pesquisas online. É uma baita perda de tempo. Você se cadastra, responde uma penca de questionários para descobrirem seu perfil e depois recebe aviso que tem pesquisa para responder.

Mas aí, você precisa responder de novo algumas perguntas pra ver se realmente se enquadra naquela pesquisa…e aí acontece duas coisas, geralmente, ou você não se enquadra no perfil ou a pesquisa já encerrou o número de participantes.

Fiquei quase esse tempo todo respondendo pesquisa e até hoje não consegui sacar $$$ nenhum dos site, porque tem o mínimo. Os mais bacanas, que pelo menos rendem um troco de bala, é o Toluna e o Global Test Market. Mas ainda assim, é difícil conseguir responder pesquisa a tempo, ou se enquadrar no perfil.

Se você for mãe, aí sim você consegue responder um moooooonte. Fica a dica! 😉

Transcrever áudios

Fiz a inscrição numa empresa para transcrever áudios. Fiz o teste, passei…e até hoje não recebi trabalho nenhum. É um baita trabalho de corno e que pelo visto é um mercado que está em decadência. =/

Não vale nem começar. Pula fora desse barco!

Bônus!!!

GIF chovendo dinheiro

Esse é uma forma de ganhar dinheiro na internet, mas não necessariamente para viajar. Na verdade, é, indiretamente. É uma forma de você economizar em aluguel de filmes, livros ou compras de Apps.

Desde 2015 eu uso um aplicativo do Google chamado “Google Opinion Rewards”. Nele você responde pesquisas e ganha créditos na Play Store. Com esses créditos você pode alugar filme, comprar livros, apps e jogos.

Eu já aluguei vários lançamentos, ou seja, $$$ de cinema economizado…hahaha Vale bem a pena, porque tem pesquisa com bastante frequência. As recompensas variam de acordo com a pesquisa. Mas é fácil juntar uns R$16 em um mês.

Não é possível resgatar esse valor como dinheiro. Só é possível gastar na loja da Play Store. Mas é tão rápido de responder que vale a pena. Super indico.

Bem, já ouvi falar de muitos aplicativos que dão recompensas pra quem faz exercícios físicos, inclusive em milhas…mas nunca testei. Eu ganhei algumas recompensas virtuais do programa da SmartBand que eu uso, mas nada que valesse a pena.

Então, se você souber de mais alguma maneira de ganhar dinheiro na internet, conta aí pras amigas que é sempre bem-vindo! 😉

Já que você chegou aqui, que tal conferir mais alguns posts do blog?

SalvarSalvar

Quando minha vida saiu dos trilhos percebi que podia ir pra qualquer lugar. Virei mochileira depois dos 30 e criei o blog pra contar sobre essa aventura.

3 Comments

    1. UHU! Que bom. \o/
      Espero que alguma das formas seja útil pra você. =)
      Ah…uma dica: escrever sobre assuntos técnicos e específicos (como Economia, Contabilidade, Medicina, etc) pagam mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.