Dicas

Como se planejar para uma viagem de bate e volta

viagem bate volta

Viajar é sempre uma boa ideia, né? Pode ser uma viagem mais longa ou mesmo um bate volta para uma cidade próxima.

Não importa o tamanho e duração da aventura, planejamento é sempre o melhor ponto de partida para uma viagem tranquila que gere boas recordações para o futuro. Vai por mim, estou na estrada há 2 anos e sinto na pele como o planejamento é importante.

Como se programar para não perder tempo? O que levar? Melhor antecipar a compra dos passeios? São muitas questões que precisam de atenção. Então, aproveitei minha experiência até agora e para ajudar você a planejar uma viagem rápida sem sustos, montei esse post especial. 😉

Antes de pegar a estrada, monte o seu roteiro com as melhores coisas para ver

Se você vai fazer um bate volta já deve ter escolhido a cidade ou estado que vai visitar. Então é hora de pensar no que fazer quando estiver por lá.

Alguns lugares terão muitos atrativos e esse tipo de viagem mais rápida não possibilita fazer tudo. É preciso escolher. Pesquise bem o seu destino e faça uma lista de todos os pontos bacanas que você tem interesse.

Decida, sozinha(o) ou em família, quais desses passeios são os que mais parecem imperdíveis e combinam com o seu perfil. Lembre-se que você pode voltar naquele lugar em outra viagem e fazer os passeios que ficaram de fora.

O importante é que a primeira visita ao lugar seja inesquecível. Pesquise na internet o que outros viajantes recomendam e não tenha medo de cair no lugar comum. Às vezes um lugar é “clichê” por um bom motivo. 😉

Mas é sempre bom manter um plano B. Além dos lugares que mais inspiraram você, separe outros que também pareçam interessantes. Assim, se algum ponto turístico estiver fechado, você terá outra opção de passeio.

Planeje o bate volta e descubra a melhor forma de se deslocar

Então você já escolheu o lugar e sabe tudo que quer ver e fazer por lá. Agora é hora de decidir qual a melhor forma de se deslocar até lá. Talvez os passeios sejam afastados do centro da cidade. Uma boa opção pode ser ir dirigindo até o destino e com o carro ir aos lugares de interesse.

Não quer se desgastar atrás de um volante? Aproveitar a vista da janela sentada(o) confortavelmente na poltrona de um ônibus pode ser mais o seu estilo então. Eu A-D-O-R-O viajar de ônibus.

Nesse caso, garanta a passagem da ida e da volta para não ter imprevistos. Principalmente se você está planejando ir para uma cidade muito procurada por turistas. Por exemplo, certa vez fui passar o Ano Novo perto de Penedo, em São Paulo, deixei a compra da volta pra última hora e me lasquei. (rs)

Também teve um Carnaval em que fui pra Praia Seca, no Rio de Janeiro. Comprei a ida em cima da hora. Resultado..mofei muito na rodoviária e ainda tive que ir de van num trecho…foi uma boa aventura, mas hoje em dia eu fico exausta só de lembrar.

Praticamente todas as viações de ônibus permitem comprar as passagens de ida e volta. E possuem venda online. Além disso, comprando antecipado você saberá exatamente quanto tempo tem para aproveitar o seu destino.

Se quiser ficar expert em deslocamentos, dê uma olhada no nosso ebook Como se virar com Deslocamentos. Nesse livro dou todas as dicas de qual o melhor meio de transporte escolher, como se programar para comprar as passagens e tudo mais. 😉

Escolha bem que tipo de bagagem usar e o que levar

O destino determina muito qual a melhor bagagem para a viagem. Por exemplo, Paraty é uma cidade com ruas de pedra e, por isso, malas de rodinha são extremamente desconfortáveis para se movimentar na cidade. Acredite, eu cometi esse erro a primeira vez que fui para lá…hahaha

Veja com atenção como é o local para onde você está indo e leve em consideração o seu meio de transporte. Às vezes uma mochila pode ser mais adequada.

Além disso, uma viagem bate volta não requer muita bagagem, já que são poucos dias, ou até mesmo poucas horas, no destino. Se você vai à praia, pense apenas na quantidade certa de roupas de banho para não se preocupar em lavar e secar as peças.

Já se você está indo para um local mais frio, pense em roupas que funcionem por camadas, que você possa colocar em conjunto caso a temperatura esteja mais fria, ou tirar no caso do clima esquentar.

Para isso, não deixe de conferir a previsão do tempo do seu destino. Você não quer chegar lá e descobrir que vai chover o tempo todo, não é mesmo?

Separe tudo que é imprescindível para a viagem

Não esqueça de organizar seus documentos. Se você vai viajar de carro, não esqueça da carteira de motorista, papel do seguro, etc. Vai usar ônibus ou avião, não esqueça da sua identidade. Parece algo óbvio, mas muitas pessoas se vêem em situações complicadas por não darem importância para isso.

Além da documentação, pense em levar dinheiro vivo com você. Muitas cidades menores do Brasil não possuem caixa eletrônico que atenda todas as bandeiras de cartão. Sério, estar numa cidade afastada de tudo e sem conseguir sacar dinheiro pode estragar a viagem.

Para se prevenir, não leve todo o dinheiro apenas em um local. Divida entre a carteira, bagagem, etc. Assim, no caso de algo acontecer, você não estará desamparada(o).

Também tenho um livro em que falo só sobre essa questão de finanças na viagem, é o Como se Virar com a Grana. Nele dou toooodas as dicas de como viajar sem abrir um rombo na conta bancária.

Para finalizar essa parte da organização da viagem, separe contatos importantes e anote-os em papel. Telefones do banco que você possa vir a precisar para bloquear o seu cartão em caso de perda ou roubo, contato do hotel, etc.

Imprima também todas as reservas que você tenha feito: hotel, tour, aluguel de veículos, etc. Assim, se o seu celular ou tablet descarregar no meio do caminho, você não ficará na mão. Eu sempre anoto o endereço dos Airbnbs e Hotéis num papel. Esse hábito já me salvou bastante. 😉

Por falar em celular, se você for levar equipamentos eletrônicos, separe todos os carregadores que irá precisar. Principalmente das câmeras fotográficas e filmadoras.

Você não quer perder uma linda paisagem por falta de bateria. Mas se você está viajando para se desligar da correria do dia a dia – que é a melhor coisa de um bate volta -, então separe os carregadores na gaveta, bem longe da sua bagagem.

Descanse bem e prepare-se

Tudo planejado, separado e bagagens prontas. Agora é hora de relaxar e aproveitar o frio na barriga do dia anterior de pegar a estrada.

Mas que esse frio seja apenas pela ansiedade de conhecer ou revisitar um destino. Para isso, faça refeições leves no dia anterior e durma bastante para guardar energia. Nada de bater uma feijoada na noite anterior, hein! rs

Além disso, não deixe de se hidratar. Leve água junto com você e se for viajar para um destino quente, protetor solar sempre.

Comece a planejar a sua viagem

Aluguel de carros
Vai precisar de um carro na sua viagem? Use a Rentalcars. A empresa tem parceria com diversas locadoras ao redor do mundo.
Hospedagem
Aproveite para pesquisar sua hospedagem usando o Booking. Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. =)

Bem, se você está com vontade de fazer alguma viagem bate volta, mas ainda não sabe bem pra onde, algumas cidade pelas quais passei e podem ser uma boa opção ou inspiração: Januária, Ouro Preto, Inhotim e Alter do Chão. Mas tem muita cidade bacana no Brasil que vale conhecer. 😉

Gostou do post, mas ficou com alguma dúvida? Deixa eu comentário aqui embaixo. Adoro convesrar sobre viagem. <3

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

Classificação

5 média baseada em 2 ratings

  • Excelente
    2
  • Muito Bom
    0
  • Médio
    0
  • Fraco
    0
  • Péssimo
    0

Margot

Quando minha vida saiu dos trilhos percebi que podia ir pra qualquer lugar. Virei mochileira depois dos 30 e criei o blog pra contar sobre essa aventura.

LEAVE A COMMENT

Diva De Mochila

No Diva de Mochila você acompanha a viagem de volta ao mundo de uma carioca-paulista que virou mochileira depois dos 30. Bem-vindo (a) ao blog!

No instagram

%d blogueiros gostam disto: