O Santuário de Las Lajas em Ipiales
Colômbia Cidade histórica

O Santuário de Las Lajas em Ipiales

Classificação

5 média baseada em 2 ratings

  • Excelente
    2
  • Muito Bom
    0
  • Médio
    0
  • Fraco
    0
  • Péssimo
    0

Santuário de Las Lajas: a majestosa construção de Ipiales

Nós só passamos por Ipiales. Mas há algo lá que vale um post só pra si: o Santuário de Las Lajas. O Santuario de Las Lajas é um templo/basílica da igreja católica dedicado a Nossa Senhora de Las Lajas e fica só a 10Km da fronteira do Equador.

O mais incrível desse Santuário é que ele foi construído no cânion do Rio Guátiara. A construção que conshecemos é do século XX e substitui uma edificação anterior, do século XVIII. Embora tenham refeito o santuário, a inspiração gótica continua e isso é algo que muito despertou meu interesse.

Santuário Las Lajas construção original
Santuário Las Lajas construção original

Nós saímos de Quito e seguimos até a fronteira com a Colômbia. A última cidade equatoriana antes da fronteira, por onde saímos, é Rumichaca. Chegando lá de ônibus, pegamos um táxi que nos levou até a saída da fornteira de fato.

O taxista nos deixou na porta da imigração, fizemos nossa saída do Equador e demos a entrada na Colômbia. Mais uma vez tinham nigerianos tentando entrar no país com carteiras de trabalho do Brasil. Dessa vez era uma família inteira e não homens jovens como vi na fronteira Peru-Equador.

Fizemos nossa entrada e seguimos pela ponte que delimita os países. Ipiales é a cidade do lado da Colômbia. Lá pegaríamos o ônibus pra Cali.

Chegamos na rodoviária compramos nossa passagem e teríamos um tempo livre até a saída. Como teríamos esse tempo até a saída do ônibus, fomos atrás para decobrir como chegar no Santuário de Las Lajas.

Perguntamos pra um taxista se teria como irmos visitar o Santuário e voltar a tempo de pegar o ônibus. Ele disse que dava, um pouco apertado, mas dava. E lá fomos nós.

O táxi foi seguindo pela estrada e de repente ele parou num mirador. De lá conseguíamos ver o Santuário todo aceso no meio do vale, é incrível. A foto não está 100%, mas aquele ponto rosa/azul ali mais à esquerda é o Santuário:

Vista do Santuário de Las Lajas no Vale

Enfim, o Santuário de Las Lajas

O taxi seguiu até onde era possível, o resto fizemos a pé. Começamos a descer pelas curvas do que era a entrada do caminho para o Santuário. No começo existem algumas lojinhas e artesanato.

Fomos descendo, descendo e de repente…PÁ…uma mega cachoeira a esquerda. E quando olhamos pra direira…PÁ…o Santuário! S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L

É lindíssimo! E a engenharia e arquitetura que foi empregada ali torna tudo mais interessante. Só é uma pena que fizeram um jogo de luzes muito estroboscópicos…rs

Valeu toda a correria pra visitar o Santuário. Nunca vou esquecer desse lugar e do impacto que aquela construção tem. Mas nem só de Santuário vive a ciadde. Para quem curte aventuras, Ipiales é um destino com muitas opções de esportes.

Quem não é tão radical, como nós, vale a visita ao Santuário de Las Lajas. Me arrependi de não ter ficado um dia na cidade pra conhecer com calma.

Próxima parada: Cali.

Cidade histórica

Hotel

Gastronomia

Dicas

Margot

Quando minha vida saiu dos trilhos percebi que podia ir pra qualquer lugar. Virei mochileira depois dos 30 e criei o blog pra contar sobre essa aventura.

Você visitou recentemente ...

Prédio da Catedral no Centro Histórico de Bogotá

Bogotá e as surpresas que a cidade dá

Visão panorâmica de Barranquilla

Barranquilla, a cidade da Shakira.

Esculturas nas ruas do Centro Histórico de Cartagena

Cartagena: o charme e as desventuras da cidade colombiana.

Vista do terraço do Airbnb em Medellín

Medellín, a cidade favorita dos colombianos.

Casa de esquina em San Antonio

Cali, a cidade mais legal da Colômbia! E a menos visitada…

LEAVE A COMMENT

DivaDeMochila

No Diva de Mochila você acompanha a viagem de volta ao mundo de uma carioca-paulista que virou mochileira depois dos 30. Bem-vindo (a) ao blog!

%d blogueiros gostam disto: