Januária, suas grutas e seus mistérios
Brasil

Januária, suas grutas e seus mistérios

As cavernas de Januária

Até agora essa foi a parte mais diferentona da viagem. Isso por conta das grutas de Januária.
Estávamos nós pensando pra onde seguir depois de Brasília e nessas demos de cara com Januária. Vimos que tinha uns passeios bacanas de grutas pra fazer com pinturas rupestres e lá fomos nós. No fim foi engraçado ter saído de Minas e voltado, mas valeu a pena.

Não vou mentir, também foi a viagem mais sofrida até agora. A princípio o tempo de viagem entre a Brasília e Januária não era tão grande, só que mal sabíamos nós que desse tempo 5 horas seriam de estrada de chão batido. C-I-N-C-O horas…de chão batido…na madrugada. hahaha

Agora dá pra rir, mas foi meio sofrido porque não dava pra dormir, o ônibus sacudia pra caramba. Era ônibus de viagem normal, mas com a estrada de chão batido ficava bem desconfortável. Mas enfim, chegamos lá umas 05h30 e nossa sorte é que como ficamos no SESC, conseguimos fazer check-in assim que chegamos e descansar.

Jogar pra esquecer… 🎱 #bilhar #sinuca #lifeisaplay #rolezinpelomundo #DivaDeMochila

A photo posted by Margareth Vasconcellos (@margotchic) on

Fui atrás de guia pra fazer o passeio das grutas e achamos o Rosivaldo, que nos recebeu super bem. Quem tiver interesse os contatos dele são (11) 95530-06421 ou (38) 99208-7034. Num dia fizemos as grutas (Janelão e Bonita) e no outro fomos num parque com umas quedas d’água (não chegavam a ser cachoeiras). E as grutas eram sensacionais.

A gruta do Janelão é enorme e não tem como não se impressionar com o impacto que ela causa logo de cara. O passeio começa por cima e descemos até metade dela, onde no final, existe o Janelão.

Depois do Janelão é a parte escura que não tem como visitar. Fiquei simplesmente fascinada. Não é um passeio difícil de fazer e não requer nenhuma habilidade especial, então, é só ter pique de subir e descer. E ao longo do percurso tem vários platôs e bancos pra parar, descansar e apreciar a vista.

Um pouco da gruta do Janelão:

Depois da gruta do Janelão, fomos até a gruta Bonita. E o nome explica por si só. É realmente muito bonita! Ela tem uma pequena entrada iluminada e depois é tudo no escuro e precisa seguir com lanterna, mas tem passarelas e não é nem um pouco difícil de caminhar. No fundo da gruta tem o salão vermelho, que é (pra mim) o ponto mais interessante. Foi uma ótima experiência.

Aqui algumas fotos (que ficaram boas apesar das limitações com fotografia e falta de tripé…rs):

No noite depois do passeio das grutas o Rosivaldo convidou a gente pra uma cerveja com a esposa e um casal de amigos e lá fomos nós. Lugar simples, papo animado e a melhor língua de boi que já comi na vida. =)

No dia seguinte fomos conhecer a parte das “cachoeiras” que na verdade eram umas quedas d’água, eram três e pra chegar em casa uma andamos por uma pequena trilha, bem de boas. A última foi a minha favorita, porque o lago que se formava era amplo e dava pra ir andando até o fundo dele. O dia estava bom, sol bonito…foi bacana, mas não superou o passeio das grutas.

januaria_cachoeira

No caminho pra Januária tem a cidade onde do “Grande Sertão Veredas”, a Chapada Gaúcha. Passamos por ela no caminho de Brasília pra lá. Parece que por lá circula uma moeda só deles, a vereda, que tem cédulas inpiradas no livro do Guimarães Rosa. Fiquei curiosa e gostaria de tentar conhecer um dia. Quem estiver cogitando ir pra Januária, acho que vale pesar em ir conhecer a Chapa Gaúcha.

Januária superou as expectativas. Quem tiver a chance: vá.

Próxima parada: Arraial D’Ajuda. =)

Classificação

5 média baseada em 2 ratings

  • Excelente
    2
  • Muito Bom
    0
  • Médio
    0
  • Fraco
    0
  • Péssimo
    0

Margot

Quando minha vida saiu dos trilhos percebi que podia ir pra qualquer lugar. Virei mochileira depois dos 30 e criei o blog pra contar sobre essa aventura.

LEAVE A COMMENT

Diva De Mochila

No Diva de Mochila você acompanha a viagem de volta ao mundo de uma carioca-paulista que virou mochileira depois dos 30. Bem-vindo (a) ao blog!

No instagram

%d blogueiros gostam disto: